terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O KIAI

 O som que assusta e desconcerta o adversário
O Kiai é geralmente definido como um estranho poder adquirido por algumas pessoas envolvidas por forças misticas inexplicáveis. Contam-se histórias de homens que podem paralisar ou mesmo matar pequenos animais com um grito de Kiai, ou parar o adversário com um Kiai apenas. Talvez, se você faz Karatê e tem um Kiai forte você é capaz de matar uma barata, desde que ela esteja muito próxima de seu grito, não mais, só se você for um ninja ou alguma coisa parecida.

Na verdade o Kiai é o uso consciente de uma técnica que todos nós já usamos inconscientimente. Por exemplo quando você contrai o abdomên quando está levanta algum peso e emite um grunido, é uma forma rudimentar de Kiai.
Treinando Kiai você vai está aprendendo a usar de modo mais eficiente seu potencial de energia vital, que é o Ki.
Primeiramente há uma preparação para a ação que é física e mental e então uma concentração de poder que é física e mental. As duas fases do Kiai são o ratesamento e o impulso. A fase de ratesamento conciste na contração dos musculos abdominais e inspiração profunda, assim como o cérebro é o quartel-general das atividades mentais o abdômen é o quartel-general das atividades físicas. A contração dos musculos abdominais prepara o corpo para um surto de energia. A inspiração profunda enriquece a corrente sanguínea do oxigênio, indispensável para o organisno que vai depender essa energia adicional. A segunda fase é o impulso, nesta fase a ação essencial é levada a termo (a ação de levantar, atirar, empurrar ou desferir o golpe), enquanto o ar é espirado bruscamente. A expiração pode ser acompanhada por um grito, o Kiai, que tem um som mais ou menos assim: "eei", "hum", "iahh", "aai".
O som produz dois efeitos pisicológicos, assusta e desconcerta o adversário e aumenta sua coragem. Qualquer som pode ser usado como Kiai, muitas vezes o som "Ki" é usado durante a preparação para o golpe e o som "ai" durante a execução. Com o treinamento é possível concentrar a energia onde ela é mais necessária, ao invés de espalha-la pelo o corpo. Isto envolve concentração física e mental que canalisa a energia para regiões definidas do corpo. Você a princípio não é capaz de conseguir isso, mas com o passar do tempo, sua capacidade de concentração aumentará cada vez mais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário