quinta-feira, 16 de maio de 2013

VALE RECEBE PRÊMIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


Isis Pagy recebe o prêmio. O design do mesmo é assinado pelo Ziraldo


estão presentes Andreia Rabetim, gerente geral da Fundação Vale, Isis Pagy, diretora-presidente
da Fundação Vale, Maria do Rosário, Ministra de Direitos Humanos
e Claudia Lopes, analista da Fundação Vale.
O programa de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes realizado pela Vale no Projeto Salobo venceu o Prêmio Neide Castanha promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O projeto venceu na categoria Responsabilidade Social por realizar, desde 2008, ações de conscientização e sensibilização sobre o tema junto aos empregados do Salobo e nas comunidades das vilas Sanção e Paulo Fonteles, em Parauapebas. A solenidade de entrega oficial acontece hoje, em Brasília.


O programa conta com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde; conselhos de direitos da criança e do adolescente; conselhos tutelares; e responsáveis pelo Disque Denúncia da localidade. "Fortalecer as redes de apoio ao enfrentamento deste crime, junto com a mobilização dos empregados e das comunidades para se tornarem protagonistas nessa luta, é fundamental para evoluirmos no combate da exploração sexual infantil. Assim, demos espaço e poder às comunidades para fazer denúncias", explicou a analista de Responsabilidade Social Cláudia Lopes, que participou da implementação do projeto.

Essa premiação é de grande importância para a Vale, que tem outros programas com esse foco nas localidades em que está presente, como o Programa de Educação Sexual (PESS), no Maranhão, e o Vale Juventude. "O reconhecimento vindo com o Prêmio Neide Castanha mostra que a empresa está atenta e preparada para enfrentar o tema. Sabemos que a conscientização e a educação serão um grande passo para desenvolver as comunidades em que temos operação, por isso nosso objetivo é disseminar essa boa prática nessas regiões", afirmou a diretora de Relações com Comunidade e diretora-presidente da Fundação Vale, Isis Pagy.

O trabalho continua 



A metodologia desenvolvida no Projeto Salobo será replicada pela Fundação Vale por meio do Programa de Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente nos territórios onde há empreendimentos da Vale. Essa iniciativa está estruturada em três eixos de atuação: fortalecimento das políticas públicas do sistema de garantia dos direitos da criança, sensibilização dos trabalhadores nos centros de convivência e empoderamento das comunidades enquanto atores sociais capazes de exercer seus direitos como cidadãos.

Prêmio faz homenagem a defensora dos direitos humanos 

A brasileira Neide Castanha é reconhecida como defensora dos direitos humanos por dedicar parte de sua vida à luta contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no país. Ela participou ativamente do processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Sua atuação foi fundamental no processo de discussão e investigação como membro técnico da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investigou redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.


Esse prêmio tem por objetivo homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa intransigente dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial em relação à exploração sexual.

Assessoria de Imprensa
Carmem Oliveira (Marabá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário