
Segundo o professor Adilson Oliveira, o Campeonato Mundial reunirá atletas de mais de 15 países, por isso a preparação dos estudantes precisa ser feita com muita disciplina. "Estamos torcendo para que tudo dê certo e que eles representem bem o nosso município", anseia, comentando que os alunos já têm experiência com grandes competições.
Vale frisar que Andressa e Ana Maria participaram do Campeonato Zonal Norte/Nordeste de Karatê Interestilos, realizado de 3 a 6 de maio, em Recife (PE). Lá, Andressa conquistou duas medalhas (ouro e prata) e Ana Maria faturou uma medalha de ouro.
Orgulho
A mãe de Andressa, Francisca Andréia Freire de Melo, 25 anos, faz questão de demonstrar seu amor e orgulho pela garota. De acordo com a dona de casa, Andressa sempre foi uma boa filha. "Nós morávamos na zona rural. Depois, vim para a cidade e, aqui, minha cunhada conversou comigo a respeito do Pipa. Gostei do que ouvi sobre o projeto e tratei logo de matricular a Andressa e o meu outro filho de 9 anos", lembra.
Francisca relata que o Karatê oportuniza à Andressa conhecer um mundo novo, pessoas e culturas diferentes. "Se ela não tivesse aqui, jamais teria a oportunidade de viajar. Agradeço ao Projeto Pipa, ao professor Adilson e a todos que contribuem com este trabalho", ressalta.
Projeto Pipa
Criado em maio de 2006, o Pipa atende crianças e jovens de 6 a 14 anos em situação de risco. O projeto é mantido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).